Todos nós já ouvimos falar que uma pessoa possui defeitos ou que realiza comportamentos diferentes da maioria das pessoas. Foi criado um costume de que para uma pessoa ser considerada normal ela deveria ter poucos ou nenhum defeito em relação à maioria. Não só nas pessoas mas em diversos assuntos, criam-se padrões que acabam, por costume, serem considerados normais. Compromissos como estudar, trabalhar, casar, entre outros se tornaram quase obrigação para a pessoa ser considerada adequada nos padrões da sociedade. Mas nem sempre todos querem ou conseguem viver cercado por regras. Ex.: Uma determinada pessoa que gosta de rock pode se vestir e se comportar de uma maneira diferente da maioria das pessoas. Isto fará dela diferente e poderá gerar alguma discriminação por alguns membros da população. Mas entre os membros da tribo do rock suas atitudes serão consideradas normais contribuindo até para sua melhor aceitação. Não existe certo ou errado, nem perfeito ou imperfeito quando se tratar do comportamento entre as pessoas. Todos pensam antes de agirem, mas somente passará a mensagem do seu pensamento se o transformar em atitude. Essa atitude será avaliada por outras pessoas através de seus conhecimentos, crenças, costumes e será interpretada de maneira diferente pelos indivíduos isoladamente. É o Filtro do Mundo agindo, ou seja, cada pessoa filtrando as informações que forem importantes para sí e descartando o resto. Ex.: Uma pessoa pode comentar com outra que gastou uma certa quantia em jogos de computador e está se divertindo bastante. A outra, por sua vez fica indignada pois com essa mesma quantia compraria roupas que a deixariam muito feliz. Observa-se que cada pessoa tem um gosto diferente da outra, justamente porque cada indivíduo é único. Cada pessoa cresceu e desenvolveu sua personalidade baseado na educação, costumes e crenças de sua comunidade formada por família e amigos. Suas opiniões e escolhas serão feitas conforme sua vivência que provavelmente será diferente de outras pessoas, gerando um ciclo de conflitos inevitáveis. Saber lidar com essas diferenças é importante para o bom convívio social. E atualmente, com a era da informação, as pessoas estão cada vez mais exigentes em suas escolhas. Além de estar de acordo com suas tradições e costumes cada pessoa quer sempre ter o melhor para sí. Com isso, estamos cada vez mais usando o Filtro do Mundo, nos isolando com nossas preferências e contribuindo para a diminuição da cooperação entre as pessoas. Então, para evitarmos isso, temos que usar cada vez menos o nosso filtro, se quisermos caminhar em direção ao "bem comum" da convivência entre os povos.
Realmente com relação ao "bem comum" todos nós já fizemos nossas escolhas inconscientes, viemos para uma sociedade já formada, e não fazemos escolhas, as escolhas nos foram impostas, o certo e o errado já existem e muitas vezes não podemos fazer nada!. Como ja disse o pensador Rousseau "O homem nasce livre, mas em todos os lugares é um prisioneiro"
ResponderExcluirBom texto!
Obrigado Marcos pelo comentário. As pessoas têm a sensação de serem livres mas são presas na própria organização da sociedade.
ResponderExcluir